Locação de infra com Pro Support Plus

Com uma estrutura de Data center própria e 100% nacional, disponibilizamos o melhor portfolio em Cloud Computing, procuramos ser os melhores em nossa área de atuação, investimos em pesquisa e treinamento, investir em pesquisa significa manter nosso CPD (Centro de Processamento de Dados) com servidores de última geração para que nosso time possa aprimorar seus conhecimentos em instalação, melhores práticas, simular ambientes, cargas (workloands), testes de estresse e ajuste de performance (performance tuning).

Desta forma, conseguimos fazer a alocação de equipamentos de toda a Infraestrutura Tecnológica pertencente ao CPD. Além de oferecer o melhor “Know-How” aos nossos clientes.

Incluso em todos os planos de locação, o serviço de Pro Support Plus, além de sistema de sincronização e backup em nuvens.

pro support cópia infra

Por que alugar equipamento de informática?

Alugar equipamentos traz vantagens competitivas. No Brasil, a tendência de compra ainda é grande, mas este fato está mudando e é fácil entender os motivos. A locação também pode fazer parte da cadeia produtiva, pois o importante é usar tecnologia, principalmente com os benefícios “on demand”.

Tecnologia a serviço da empresa:

Ao comprar o servidor, é fato que a tecnologia do equipamento estará obsoleta em pouco tempo, o que pode onerar a empresa. Com a locação os computadores são constantemente avaliados e equipados de acordo com as mudanças solicitadas. Os ajustes e as configurações do projeto conforme as mudanças de necessidades de sua empresa torna-se muito fácil e ágil.

Produtividade:

Se o servidor apresenta algum problema, o funcionário também fica ocioso, porque não pode contar com o equipamento parado aguardando o conserto. Assim, é importante levar em conta, na avaliação, o custo de um profissional parado à espera de equipamento. Na locação, não há período ocioso, porque máquinas são substituídas imediatamente.

Performance:

Alugar um equipamento traz agilidade a toda empresa. Reduz a burocracia e você ganha performance e agilidade. O processo de desembolso para alugar máquinas é muito mais simples do que para compra de máquinas e você pode programar o contrato pelo tempo que for preciso, o sistema “on demand” ainda conta com a atualização da tecnologia. 

Sabemos que servidores são elementos essenciais na informática. Basicamente, são servidores dedicados que fornecem serviços de acesso a recursos centralizados de alta demanda, de forma segura e ininterrupta.

Existem diversos tipos de servidores: os servidores de arquivos, de impressora, servidores web, de banco de dados, servidores de correio eletrônico, entre outros, sendo montados de forma conjunta (em um mesmo equipamento) ou separadamente. Algumas empresas optam por compra servidores, porém, o custo pode ser alto, em especial quando se leva em consideração a configuração inicial e suas alterações ao longo do tempo, bem como a perda de produtividade, em caso de falhas e a perda de dados. Nesse caso, o aluguel de servidores é um excelente e vantajosa opção para empresas, pois há sempre um equipamento (ou partes e peças), pronto para corrigir as falhas, de modo que ele pode ser considerado um excelente “plano de contingência” de desastres para contornar tais falhas.

Muitos servidores apresentam flexibilidade de gestão e arquitetura escalável. O aluguel inicial pode ser de um equipamento “simples e, de acordo com o aumento de demanda ou dimensão, amplia-se/aumenta-se seu desempenho/capacidade. Ao fazer o aluguel de um servidor hardware), o locatário paga uma taxa fixa de acordo com o período desejado, podendo renovar por iguais períodos (ou frações destes), sendo sua demanda que determina o término do aluguel.

Por que comprar se pode alugar ?

10 razões para alugar equipamentos de informática

1- Disponibilidade imediata dos Equipamentos:

Você consegue obter os equipamentos na velocidade que os seus negócios necessitam. Em casos de demanda emergencial, a locação é a solução mais adequada, principalmente porque você se libera do problema e conta com a garantia.

2 - Facilidade de Gerenciamento:

Empresas que passam por crescimento acelerado encontram dificuldades de gerenciamento. Para elas a locação de informática se traduz em estratégia para vencer este empecilho. E ainda, empresas com equipamentos descentralizados têm dificuldades em gerenciar o parque de equipamentos, transportar equipamentos para lugares diferentes e fazer a manutenção. Na locação tudo isto está incluso como serviço agregado.

3 - Benefício Fiscal:

A locação é contabilizada como OPEX (despesa operacional) e não CAPEX (investimento) permitindo assim total abatimento na base de cálculo do imposto de renda para empresas com regime tributário “Lucro real”.

4 - Facilidade de Contratação:

É muito mais fácil contratar um serviço de locação do que a compra de ativos. O risco é menor, a responsabilidade é menor, o valor envolvido é menor e a burocracia também. Sem contar a flexibilidade de adaptar o contrato ás novas necessidades.

5 - Tempo de Parada:

Todos os equipamentos eletrônicos estão sujeitos a eventuais falhas. Nessa situação, a empresa locadora substitui o equipamento, minimizando o tempo ocioso do funcionário e eliminando os custos de reparação.

6 - Manutenção:

Ao alugar um equipamento você se beneficia da manutenção, porque fica livre dos chamados técnicos, da inventariação de peças sobressalentes e dos registros de manutenção. na locação a manutenção está inclusa por todo o período de contrato.

7 - Equipamentos Obsoletos:

Ao comprar um computador, é fato que a tecnologia do equipamento estará obsoleta em pouco tempo, o que torna as empresas menos competitivas. Existe sempre o risco de atrasar algum trabalho com a utilização de equipamentos próprios obsoletos, além da perda de rodutividade geral da empresa.

8 - Controle de Custos:

É difícil avaliar os custos reais da aquisição de equipamentos. Muitos são os estudos mais de difícil aplicação, onde são considerados todos os custos ocultos envolvidos na aquisição de computadores. Tempo do usuário parado aguardando manutenção, compra de peças de reposição e contratação de empresa de assistência técnica, gerenciamento de contrato de manutenção, formatação do disco rígido antes do descarte devido a informações corporativas e custos (ou impossibilidade) na venda dos ativos são só alguns dos problemas que geram custos elevados em um parque de equipamentos próprios. Na locação, a fatura do aluguel é o único elemento a ser contabilizado.

9 - Libera Capital:

O recurso do aluguel de equipamentos libera o capital para outras aplicações. Ao comprar equipamentos existe necessidade de imobilização de capital. Com a locação não há necessidade de disponibilizar uma grande quantia, permitindo que a empresa possa utilizar este dinehiro em algo mais vantajoso ao seu próprio negócio.

10 - Acréscimo da Capacidade de empréstimo:

Tendo em conta que o equipamento não é classificado como passivo no Balanço Patrimonial, as empresas que optam pelo aluguel em relação à comra deparam-se com maiores facilidades de empréstimos e com melhor relação ativo/passivo.

Comprar ou Alugar um equipamento: Como decidir

Como ter a certeza de qual a melhor opção:  Comprar ou alugar ?

Para um melhor entendimento, iremos analisar alguns projetos de investimentos e analisar a viabilidade de escolha.

Projetos de Investimentos

Dois ou mais projetos de investimento podem apresentar três diferentes relações entre eles:

  • Projetos Independentes: apresentam objetivos distintos e a aceitação de um projeto não interfere na implementação de outros.
  • Complementares: quando a aceitação de um dos projetos depende da aprovação de outro(s).
  • Projetos Mutuamente Excludentes: possuem o mesmo objetivo e competem entre si. A aceitação de um dos projetos elimina o investimento nos demais.

A definição entre alugar ou comprar um bem, é um exemplo de um projeto de investimento mutuamente excludente.

Análise de Viabilidade

As técnicas de análise utilizadas para avaliar a viabilidade dos projetos e investimentos tem como objetivo básico determinar se o projeto deve ou não ser executado.

As principais técnicas de análise de viabilidade de projeto são:

  • Tempo de recuperação do capital (Payback)
  • Taxa interna de retorno (TIR)
  • Valor presente líquido (VPL)

A técnica de análise de viabilidade indicada para a avaliação de projetos de investimento mutuamente excludentes é o valor presente liquido (VPL).

Valor presente líquido

O valor presente liquido (VPL) é a formula matemático-financeira, capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros, descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo de investimento inicial.

Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente.

Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente.

Essa técnica leva em conta o valor do dinheiro no tempo, utilizando taxas de desconto, que podem ser uma taxa de juros de mercado ou uma taxa de retorno exigida pelo investidor.

O VPL é a única técnica de análise de viabilidade, dentre as mencionadas anteriormente, que apresenta em dinheiro o valor criado para o acionista por um novo projeto de investimento.

Alíquota do IR/CSLL

Nas empresas tributadas pelo regime do lucro real, o imposto de renda (IR) e a contribuição social sobre o lucro (CSLL) são calculados com base no resultado da empresa depois de deduzidos os custos e as despesas. Sobre ele incide a alíquota padrão de 34%, sendo em torno de 25% a do IR e de 9% da CSSL.

Economia fiscal sobre a depreciação

É o que se deixa de pagar de IR/CSLL nos anos de operação do equipamento, pelo fato da depreciação ser um custo dedutível da base de cálculo de IR/CSLL